Seguidores

terça-feira, 12 de maio de 2020

Jornal Guarazão Ano XXV edições/2020

2020
O Jornal Guarazão foi concebido com o intuito de tornar a comunicação e a informação acessível aos moradores do bairro de Guaratiba e adjacências como informativo da Vida Feliz.

JORNAL GUARAZÃO ED 172 - DEZEMBRO/2020











JORNAL GUARAZÃO ED 171 - NOVEMBRO/2020










JORNAL GUARAZÃO ED 170 - OUTUBRO/2020













JORNAL GUARAZÃO ED 169 - SETEMBRO/2020











JORNAL GUARAZÃO ED 168 - AGOSTO/2020

Os textos foram destacados para uma melhor leitura. Aguardamos o seu feedback. Nos diga se ficou melhor assim. Obrigada.




EDITORIAL
Ainda estamos em pandemia e quarentena! Mas, não é por isso, que vamos ficar parados. A vida continua! Em parceria com a Plataforma Recode, formamos uma equipe de jovens num desafio Recode de bibliotecas em casa, com o objetivo de criar um plano de combate ao Coronavírus. O time foi formado por jovens, entre 14 e 29 anos, que se interessaram em fazer parte do desafio, são eles: Agatha Pavlu; Anna Luiza Cristina de Mello, Fabio Luis dos Santos Coelho; Rafael Moreira da Costa Lima e Suzany Camila Bezerra Fontes. Todos fizeram os cursos online de “Introdução ao Mundo Digital” e “Gestão de Aplicativos de Impacto” na Plataforma Recode, como parte do desafio. Estão no momento levantando um problema em torno do tema “combate ao Coronavírus” e buscando uma ideia de solução com o uso da tecnologia. Para ganhar os prêmios ainda precisam apresentar o projeto para a Plataforma Recode. Para os idosos, lançamos um desafio de “revirar o baú”, e com ele, uma maneira de fazer o idoso utilizar suas habilidades cognitivas, no que diz respeito à memória. O desafio foi buscar no fundo do baú, uma foto antiga e nela detalhar o evento, época e identificar os integrantes. Os idosos são o grupo mais vulnerável, por esse motivo, devem ficar em casa, protegidos. Mas, ficar sentado no sofá assistindo TV e comendo sem parar não são hábitos saudáveis, infelizmente muitos estão fazendo exatamente isso! Precisamos nos movimentar. O idoso artesão tem sempre uma nova ideia e criatividade, basta que deixemos com ele material para produção. Mas aqueles que não são artesãos, ainda assim podem jogar, desenhar, fazer quebra-cabeças. Não podemos forçar o idoso a uma atividade que não lhe traga prazer ou que não tenha a ver com o seu perfil, tampouco infantilizar a pessoa da terceira idade. Se a pessoa não se sentir confortável com uma atividade, proponha outra. Ainda estamos no meio do caminho. A pandemia ainda não acabou. Sabemos que ainda vamos ficar algum tempo de quarentena, porque mesmo que a vacina chegue, ela não será um milagre. Pessoas que são contrários à vacina, não a tomarão, deixando uma lacuna. Porém, mesmo com a eficácia da vacina não chegando a 100%, com certeza, o Coronavirus terá a sua velocidade de contágio reduzida.
Ieda Thomé

RECEBEMOS, APLAUDIMOS E AGRADECEMOS
Agradecemos a bwa global pela doação de serviços de contabilidade.
Agradecemos a Plataforma Recode pela parceria e incentivo.
Ari Virginio de Abreu por seu empenho em captar recursos, através de anuncios. 
Andreza de Oliveira Ramos,  Dalva Duarte, Dejanira Barbosa, pela doação de livros, roupas e acessórios.


QUALIDADE DE VIDA - EXERCÍCIOS FÍSICOS
Quando uma ferramenta não é usada, feita manutenção, lubrificada, ela enferruja.  Isso também acontece conosco.  Nossos músculos, movimentos, e funcionamento correto do sistema endócrino depende também da manutenção da saúde e qualidade que proporcionamos à nossa vida.  Boa e saudável alimentação, equilíbrio emocional e movimento é o que precisamos para manter músculos sadios, articulações sem entraves e ânimo para fazer a vida fluir e não ser um monte de momentos com dificuldade de andar, sentar, dores nas costas e nas articulações... Mas não é preciso exagerar: não precisa correr... “Devagar se vai ao longe...” um velho ditado!  Caminhar! Eis o segredo!  Caminhar... Levantar e trocar o canal da TV... Esqueça o controle remoto.  Se está fazendo um trabalho no computador, a cada hora levante e faça alguma coisa por 15 minutos...  Aproveite para ir beber água, ir ao banheiro...  Não é preciso ter sede nem chegar ao limite da sua capacidade de reter para ir ao banheiro: isso faz mal!  Crie hábitos saudáveis: vá ao jardim e molhe as plantas. Troque as plantas de vaso ou renove a terra para que suas plantas também sejam mais saudáveis... Desacomode-se!  Seja feliz!  Visite um amigo, a pé!  Coma mais frutas e legumes e lembre-se de fazer uma oração, de vez em quando.  Relacionar-se com Deus faz bem à saúde!
Sonia Abreu 
Terapeuta Holística – Homeopatia/MTC-Medicina Tradicional Chinesa/Radiestesia
E-mail: soniabreuterapeuta@gmail.com    
Whatsapp: 9 9967-9305

DÁ PRA ACREDITAR?
 Você sabia que não precisa ter inveja dos outros porque ela é eterna neles?
 Fique sabendo que as mulheres vivem mais que os homens. É que elas ficam viúvas.
 Você sabia que a guerra do Paraguai durou 5 anos? Iniciou em 1864 e acabou em 5 de janeiro de 1869.
 Tem a história lamentável daquele homem que ficou rico e famoso jogando sempre no número 5 e perdeu sua fortuna com esse número. Pois é, apostou sua fortuna no cavalo número 5 como vencedor e o mesmo chegou em quinto lugar. Dá pra entender?
 Pobre, às vezes, é um problema. Ele diz: não tenho nada. E quando vem aquela inundação, ele diz: meu Deus, perdi tudo, minha casa foi na enxurrada. Dá pra entender?
 Você sabia que nós já tivemos, aqui no Brasil, um regime parlamentarista?
 Meus amigos comecem a pensar, a partir de agora, porque as eleições estão próximas. É a hora de trocarmos os lobos e cordeiros por quem realmente quer cuidar do povo e, principalmente, do Brasil. O voto é nossa maior arma.
 Atenção motoristas, sejam pacientes no transito, para não serem pacientes no hospital. Te cuida, tchê!
 Cuidado! Essa história de olho por olho só te leva a cegueira.
 Se você é um cara que quer tudo na vida, aproveita e começa também a pensar onde você vai guardar tudo isso.
 Por hoje é só. Fique em casa, dê valor a sua vida, para valorizar a vida de todos os seus familiares e amigos.

vidafelizrj@gmail.com

CURTINHAS
 Você conta uma piada, aí o chato entra dizendo eu já ouvi essa piada de outro jeito ou então diz: essa piada me lembrou outra.
 Infelizmente vem a história daquele cara de grandes orelhas. Ele parecia um taxi com as portas traseiras abertas.
 Reunião geralmente é para tratar de assuntos sérios, quando vira reunião de botequim, aí é palavrão e gente que se diz séria, manda tudo pra aquele lugar... prisão (te enganei, pensou em outro palavrão, não foi?).
 Tem gente que pensa que democracia tem que ser do seu jeito ou melhor dizendo: faz o que eu digo e não o que eu faço, caso contrário, tá fora!
 Sinceramente eu acho nosso presidente uma pessoa experiente, ele erra, volta atrás o que disse e retorna a dizê-lo (isso não é experiência?).
 Sabe, eu gosto dos movimentos políticos e feministas das mulheres, mas, eu gosto mesmo são os movimentos dos quadris (te peguei, hein?!).
 Desculpem-me, mas se nossos governantes tivessem vergonha, não teríamos um Brasil sob o qual estamos vivendo.
 Tem aquele humorista que disse: não é preciso criar humor, nossos governantes criam por mim, é só aperfeiçoar um pouco.
 Veja bem, se tivesse uma lei, que todo assassino, ao matar sua vítima fosse obrigado a comê-la, teríamos menos bandidos ou mais antropófagos.
 Você sabia que em 1973 Henry Smalinski fabricou um carro voador e ele mesmo fez o teste. Resultado: as asas do carro se soltaram a 200 metros de altura e ele morreu.
 Você sabe qual a melhor coisa quando você se torna idoso? Não? Pois o melhor é que você pode flertar à vontade, todos acham você inofensivo.
 Um homem bebeu um Tang e se atirou da Torre Eiffel. Qual o nome do filme. O último Tang em Paris.

APOIOS E PATROCINIOS
Colaboraram com esta edição: Andreza de Oliveira Ramos; Dejanira Barbosa e Noêmia Pereira Santos 


Tem muita gente que não quer mais ter plantas por já ter matado até suculenta, que todo mundo diz que é fácil de cultivar. E a pessoa desiste porque acha que não tem o tal “dedo verde”. Mas o fato é que cada planta tem suas necessidades e não existe uma receita única para todas elas. Até as suculentas tem variações entre as espécies, desde as que gostam de mais sol até as que gostam de menos sol, por exemplo.
E como faz então? Tentativa e erro, essa é a verdade. Pesquise, procure saber o que está dando certo para os outros, verifique o que tem de diferente com a sua planta. Porque todo bom jardineiro também já matou planta no início da sua jornada, mas continuou tentando até acertar.
O que não vale é desistir. Se o seu sonho é ter um jardim que você mesmo põe a mão na massa, ou melhor, na terra, o segredo é a persistência. Que tal se dar uma segunda chance?

Julia Franco
Arquiteta Paisagista
Instagram: @julia.franco


Uezo completa 15 anos - Ainda em busca de um campus, a universidade tem gerado emprego e formado milhares de jovens do subúrbio. A Uezo iniciou, em parceria com a Faperj, o projeto de um observatório virtual de tecnologias voltado para o desenvolvimento sustentável.
Apesar do sucesso da instituição, que se tornou uma fundação de direito público e obteve a sua autonomia em 2009, a Uezo ainda luta por um campus. Até hoje, as aulas acontecem no Instituto de Educação Sarah Kubitschek (Iesk), em Campo Grande, e promessas do poder público de construir uma instalação própria nunca saíram do papel. 


Evento realizado, no salão da Igreja de Santana, na Ilha de Guaratiba, cedido à Vida Feliz para reuniões da terceira idade, em comemoração aos aniversariantes do mês de agosto, em 10/08/2010.
Aniversariantes do mês de agosto: 05 - Gabriel da Silva Augusto; 10 – Maria Rosa Alves Ferreira (in memorian); 12 - Elza Rodrigues Pieroni; 20 – Hilda Xavier da Silva; 24 -  Janet Jane Ferreira Arigoni.

Parabenizamos o casal  José e Regina Rodrigues pelos seus 41 anos de casados.

A transferência da Biblioteca Municipal Manuel Ignácio de Alvarenga, em novembro de 2019, foi concretizada de forma parcial. Após o dia da inauguração (28/11/2019), a biblioteca não foi mais aberta ao público, para que ocorressem adequações, que foram realizadas com a verba da Secretaria Municipal de Educação/9ª CRE. Entendemos que a transferência para a Rua Amaral Costa atende a Lei nº 1274, de 7 de julho de 1988; também ao compromisso do Prefeito Marcelo Crivella, assumido no dia 20 de dezembro de 2018, em reunião na Associação Empresarial de Campo Grande, na qual, além de carta entregue à então Secretária de Cultura, também contou com abertura de processo, de nº 04/55001520019, através da Superintendência Regional .
Há um movimento para a ocupação e transformação desse espaço, que persiste há mais de três décadas, do qual fazem parte instituições, coletivos e outras representações das artes, da cultura e da educação, para formalizar e protocolar essa demanda e desejo.



DESAFIO “REVIRANDO O BAÚ”

Ganhadoras do desafio: Verbene Moraes; Maristela Gioseffi e Selma Gonik. Cid Thomé é hors concours (fora do concurso).
Segue abaixo as fotos e as anotações. O desafio era buscar uma foto antiga no baú, identificar os participantes e dizer que evento ocorreu na época.

Verbene Moraes de Oliveira - 28/09/1961 
Dia do meu casamento. Foram minhas testemunhas: meus tios Edécio e minha tia Zélia; minha cunhada Luzia e Manoel Marques, patrão do meu marido.

Maristela Gioseffi da Silva - 23/06/2004
Meu aniversário de 54 anos, com meus netos e amigos.

Selma Gonik: Minha turma do Instituto de Educação 
Turma 19. Foi no dia de confraternização da formatura. Será que VOCÊS descobrem onde estou? Neste momento tão importante da Minha Vida? Já se passaram cinqüenta anos.O mais importante é que neste período nos encontramos todos os anos , sempre perto do Natal.

Cid Thomé: Os 25 anos de casados de Lucílio Thomé e Mercedes Thomé, meus pais, realizado no Capão do Seu Alcides, em 1941. Na foto estão todos os filhos, genros, noras, netos e bisnetos. Nesse dia foi feito um churrasco.

ENVIE A SUA FOTO TAMBÉM PARA SER PUBLICADA. É GRATUITO!
SÓ É NECESSARIO QUE VOCE ENVIE UMA AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO E LEGENDA.
Quis te amar 


Vilma Janes 
Fagundes - PA


Não pedi para ir embora,
Não deu pra ficar.
Meu mundo único.
Minha maneira de amar
foi além da imaginação.
Eu quis tantas, e fiz tantas.
Entrei no teu universo,
te amei e me perdi.
Nem sei se ainda reencarnarei.
Gritei, chorei e sorrir 
quando te vi passar.
Fitei teus olhos
até meu coração 
nao deixa-me respirar.
Fiz do meu corpo uma encosta 
de sentimentos.
E,dos meus dias uma tristeza 
de saudades. 



Nós mulheres

Georgette Paiva 
Rio de Janeiro-RJ


Quantas alegrias, felicidades e amores...
Quantas perdas, chateações e tristezas...
Somos fortes em todos os momentos
Superamos e agradamos
A solidão e a dúvida nos amedrontam 
Dependência e submissão nos acorrentam.
No mundo de falsas ilusões e tormentos
Mulheres, quem somos hoje?
Donas de grande força e de perseverança.
Somos geradoras de homens que apresentam o poder de dominação:
Pai, marido, filhos, sobrinhos, primos, genro, sogro, patrão ...
Todos desejam atenção.
Mas que destino ingrato que nos coloca nesta posição
De ceder sempre para merecer um gesto de aceitação.




Teu ser

Hugo Gruenwald
São Paulo - SP


Muitos querem só teu corpo,
Que é bonito divinal!
Querem de ti um momento
De amor ocasional!
Também teu corpo eu quero
E as palavras e teu olhar,
Teus pensamentos, assim espero,
Teus carinhos, teu beijar,
Teus abraços, teu sorriso,
Tuas dores, teu chorar,
Teu sentir, tua alegria,
Teu querer, teu amar.
Saber como é tua vida,
Como posso fazer-te feliz,
Te mostrar que és querida
Pelo que és, não pelo que eu quis
E depois de ter tudo isso,
Poder te fazer sorrir
E ter como compromisso...
Teu ser, teu mundo colorir!!!



Cantata

Ivane da Silva Sales
Recife - PE

Em canto eu fico enquanto tocas
Porquanto falas ao meu sentir,
Enquanto fazes aos meus sentidos
Trinados e acordes para  eu  ouvir ...

Pra que eu te ame melhor ainda
Eu canto solo e chamo-te.
Pra me amares me fazes linda
Com teus cantares que eu já entendi.

Tanta é assim a alegria aflora à pele, a corda afino,
Será tua voz, quanta malícia
Só nesse toque me delicia, no movimento
Que insiste  insiste ,  ai que delícia!

Ai que sonoro encantamento,
Tremendo acorde, em desatino,
Tremendo eu fico, tocada e tonta.
Enleio  ...  acordo quando  me cantas.

VIII Prêmio Literário Escritor Marcelo de Oliveira Souza 

(inscrições de 01 de agosto até quando fechar a quota de classificados da Antologia)
Realização dos sites: www.poesiassemfronteiras.no.comunidades.net; http://marceloescritor2.blogspot.com/; faceboook.com/psfronteiras; instagram: @marceloescritor
Apoio: Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências /RJ; Academia de Letras de Teófilo Otoni /MG; Academia de Letras do Brasil Sul e Baixo Sul da BA; Academia de Letras do Brasil/ Mato Grosso do Sul; Escbrás e FEBACLA.
Com o objetivo de estimular escritores de todo o Brasil e de outros países, o concurso premia os melhores trabalhos, comprovando o sucesso com sua 8a edição. 
Nesse Prêmio aceitaremos todas as expressões artísticas literárias: Contos, poesias, crônicas, haicais, etc. Desde que: O poema tenha até 35 versos e a crônica, conto ou outra expressão não passe de 1500 caracteres com espaços (por página).
Taxa de inscrição: R$ 55,00 que corresponde a 01 exemplar da Antologia.  (A ser paga através de depósito bancário fornecido pela editora.)
Atenção:  
a) Menores de idade: Só a partir dos 16 anos completos. 
b) É permitido participar com mais textos, observando: Um texto para cada inscrição.
Exemplo:
01 inscrição - R$ 55,00 = 01 exemplar da Antologia. 
02 inscrições - R$ 110,00 = 02 exemplares da Antologia e assim sucessivamente.
Dúvidas: entrar em contato com: Marcelo Souza – cel/whatsapp : 71-92510196 e-mail: marceloosouzasom@hotmail.com. 
O RESULTADO dos vencedores será em novembro deste ano, divulgado no site oficial do concurso: www.poesiassemfronteiras.no.comunidades.net;  http://marceloescritor2.blogspot.com/; faceboook.com/psfronteiras e por e-mail.
Premiação: 
1°lugar: Troféu Personalizado em forma de azulejo  + 1 “nécessaire” com desenho da igreja do Bonfim  + Certificado + poesia publicada em destaque na Antologia e no site oficial do concurso + Livro Mundo Poético + Imã Literário:  Dai-vos Luz
2° lugar: Certificado + Antologia UFO  + poesia publicada em destaque na Antologia e no site oficial do concurso +  imã Literário: Dai-vos Luz 
3° lugar: Certificado + Livro Alma de Poeta+ poesia publicada em destaque na Antologia e no site oficial do concurso + Imã literário: Dai-vos Luz
* Menção Honrosa Internacional: Em virtude da pandemia não teremos a menção honrosa internacional, com a participação de estrangeiros.
🤔Não esquecer de informar o código na biografia: #ieda
🤔Inscrições somente através do site:
http://celeirodeescritores.org/inscricao.asp
Opção: Prêmio Marcelo
Inscreva-se agora! 
🤔Não esquecer de informar o código na biografia: #ieda 🤔Inscreva-se logo só vai pagar uma semana depois.

ESTAÇÃO GUARATIBA
POR SILMO PRATA

Moradores de Sepetiba solicitam a preservação de área de patrimônio histórico.
Moradores de Sepetiba estão pedindo a Prefeitura do rio de Janeiro, que o Forte São Leopoldo, erguido em 1818, e suas raríssimas falésias coloridas, sejam preservadas e pedem também o cumprimento da lei 5559/2013, que denomina Sepetiba como Bairro Turístico.
O projeto apresentado, solicita a abertura de uma “Trilha Turística” passando pelo Forte e pelas falésias e o replantio de árvores nativas, a fim de proteger o solo da erosão, tornando-o um ponto turístico para a região.


Sepetiba em dose dupla com cinema e pipoca
Um grupo de moradores de Sepetiba estão batalhando para que o projeto de cunho social para levar o cinema a bairros e cidades em que não há cinema seja realizado.
O objetivo é inicialmente do projeto piloto, “Cinema na Praia de Sepetiba”, com projeção de filmes premiados em telão, e presença dos atores e diretores do mesmo, para um debate posterior a projeção do filme.


Empreendedores culturais da Zona Oeste, se mobilizam para a adequação e ocupação da nova Biblioteca de Campo Grande.
Empreendedores culturais e instituições ligadas a cultura da Zona Oeste, enviaram uma carta manifesto para a Prefeitura do Rio de Janeiro, com um pedido de adequação e ampliação da nova Biblioteca, recém inaugurada, no centro de Campo Grande (Rua Amaral Costa, 140).
A comissão composta por: Silvia Fernandes; Silmo Prata; Alice Franco; Angélica Ângelo; André Luiz Mansur; Deca Serejo; Luiz Alberto Damásio; Julia Daniela e José Fontenele, juntos, apesar do distanciamento, conseguiram levar a proposta através da internet, para 74 instituições ligadas a cultura, que prontamente aceitaram e assinaram a carta enviada à Prefeitura.
A adequação e a ampliação solicitada na carta, para a biblioteca, favorecerá sua plena ocupação predial, permitindo que o seu funcionamento beneficie toda Zona Oeste.


Silmo Prata
silmoprata@gmail.com

Colunista do Guarazão inicia um projeto de empreendedorismo na Rádio Bicuda FM
Por Douglas Arantes
Olá amigos e leitores do Jornal Guarazão, chegamos ao mês de Agosto. A velocidade das informações dá a sensação que o ano está voando (e está). Continuamos na pandemia, entretanto o Estado flexibilizou as medidas do isolamento social. No momento atual temos que continuar tomando os cuidados básicos de higiene, utilizando máscaras, álcool em gel e evitar aglomerações, pois o vírus ainda existe e juntos sairemos dessa. 
Mas hoje eu venho contar pra vocês que estreamos, no dia 13 de junho, o programa Papo de Empreendedor na rádio Bicuda FM, 98,7. Todas as segundas, a partir das 08h da manhã, você acompanha ao vivo dicas de empreendedorismo, entrevistas, casos de sucesso e muitos mais.
Este programa fala diretamente a pessoas que decidiram empreender mesmo em meio à crise. Pois sabemos que a pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas de forma inesperada perderam seus empregos e foram obrigadas a montar o seu próprio negócio. O Papo de empreendedor foi criado para dar voz a esse público. Quer deixar sugestão de assuntos, ou contar um pouco sobre a sua empresa no programa Papo de Empreendedor? Mande um e-mail para: papodeempreendedor.oficial@gmail.com
Até a próxima edição!
douglas.arantes18@gmail.com

NOVA FRIBURGO

Estamos no meio do inverno e durante esta estação é comum ocorrerem  procuras por destinos em regiões serranas.
No estado do Rio de Janeiro, a cidade de Nova  Friburgo costuma ser uma das principais escolhas para se aproveitar o famoso “friozinhho da serra”.
Cidade mais alta da região serrana do Rio de Janeiro, Nova Friburgo ou Friba, como é carinhosamente tratada pelos friburguenses, ostenta dois títulos importantes: Suíça Brasileira e Capital da Moda Íntima.
A visita à cidade costuma render aprendizados históricos sobre a chegada dos colonizadores suíços à região e ótimas compras de produtos de moda íntima a preços extremamente convidativos, devido às inúmeras confecções espalhadas pela cidade.
Mas não é só isso! Passeio de teleférico, muito verde proporcionado por serras e parques, visitas a plantações de flores e morangos são outros exemplos de atrativos da cidade. Além da gastronomia, que nos brinda com ótimos espaços para degustação de fondue, restaurantes de culinária variada e padaria considerada modelo em nosso país.
Nova Friburgo, ótima dica de passeio no inverno e em todas as estações!
Andrea Turismo
55 21 99564-1183

QUEM ESTÁ ATROPELANDO QUEM?
De repente chega março, depois de Carnaval, onde aqui no nosso país, é o pontapé inicial para a vida funcional, a programação toda é feita encima disso. 
Todo mundo concentrado para o início de jornada, mesmo na observância, diante da problemática epidêmica. 
Muitos disseram até que durante a festa momesca, já existia vírus circulando; aqui na Bahia, o primeiro caso “estourou” em Feira de Santana – 115 km da Capital – foi uma verdadeira comoção, pouco tempo depois, já falava-se em Locke Down, Curva de crescimento, Platô  e tantas outras terminologias que aprendemos a “conviver”. 
As poucas pessoas que saiam de casa, percebiam uma nuance diferente, todo mundo “escondido”, da propagação da doença. 
O tempo foi passando, aqui suspenderam até o São João, festa muito conhecida e valorizada, para que todos possam se proteger. 
Veio o advento da máscara de proteção, foi uma verdadeira revolução, as pessoas achando-se protegidas, outras achando-se que não precisam de proteção... Terminaram  atropelando o vírus, onde todos nós vemos tamanho descaso com a própria saúde. 
Inacreditável ter festas e aglomerações de todo tipo, onde quer que seja, máscara e álcool gel, muitas vezes trocadas por cerveja, onde ao calor etílico tudo poderá   acontecer. 
Estamos presenciando consternados, o vírus atropelando o povo, sem nenhum pudor, entretanto, a irresponsabilidade se sucede, abrindo shoppings, restaurantes, não sabendo nós como tudo isso irá acabar, sabendo-se que a resolução não é fácil, pois ninguém sabe de fato quem está na condução desse problema de difícil solução.
Marcelo de Oliveira Souza,IwA 
2x Dr. Honoris Causa em Literatura 
Instagram: marceloescritor 

CADÊ MEU ÔNIBUS
Prefeitura do Rio diz que já aplicou 4,1 mil multas em concessionárias por sumiço de linhas de ônibus. Enquanto isso usuários andam vários quilometros para chegar num lugar onde tenha algum tipo de transporte.
Luiz e Dejanira, são moradores da Estrada da Grota Funda, na Ilha de Guaratiba, e relatam que há muito tempo não passa o ônibus pela Estrada. Assim, como eles, todos os moradores da região estão carentes dessa mesma linha.
Alan Borges, Secretário Municipal de Transportes, afirmou que as queixas dos usuários atingem um total de 19% das 688 linhas da cidade. As reclamações são em relação a sumiço de linhas e intervalos longos. O secretário afirmou que muitas empresas alegam estar enfrentando problemas financeiros.

RIOCARD
Riocard disponibiliza para compra chaveiro e pulseira que podem substituir cartão. Passageiros podem adquirir os produtos na loja online ou nas lojas Siqueira Campos, na Zona Sul, e Central do Brasil. Servirão para o pagamento da passagem, em substituição ao tradicional cartão eletrônico, para todos os meios de transporte: ônibus municipais e intermunicipais, trens, barcas, metrô, vans legalizadas, VLT e BRT. Os dois dispositivos são à prova d’água e podem ser recarregados pelos canais digitais e validados no aplicativo Valida Mais. O valor promocional da pulseira é de R$ 50 (R$ 47 taxa de ativação e R$ 3 de caução). O chaveiro custa R$ 30 (R$ 27 taxa de ativação e R$3 de caução). Para quem adquirir pela loja online, o valor mínimo de recarga deve ser de R$ 10 e quem optar pela loja física, deverá inserir o valor mínimo de R$ 4,05, equivalente à tarifa de ônibus do município do Rio.








Jornal Guarazão ed 167 julho/2020

Nesta edição, vamos destacar as colunas, a pedido dos leitores, para que possam aproveitar melhor a leitura em seus celulares. Assim, esperamos que todos possam apreciar melhor a leitura. Quaisquer críticas ou sugestões são bem-vindas, por este motivo, pedimos aos leitores, sempre que possível, deixar uma mensagem e/ou comentário, no final do blog, se identificando ou não.





































Jornal Guarazão ed 166 junho/2020











Contato: 99555-3095






Jornal Guarazão ed 165 maio/2020







Se você chegou até aqui, gostaria de solicitar que deixe o seu comentário, com críticas e sugestões. Muito importante também que voce se identifique. Obrigada. Ieda Thomé


Jornal Guarazão ed 164 abril/2020











Jornal Guarazão ed 163 março/2020














71 comentários:

  1. Ler O Jornal Guarazão é uma alegria e satisfação, me distrai sem sair de casa com poesia e notícias de conhecimento que irão enaltecer meu dia. Obrigada Vida Feliz.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Gracinda! Você incentiva o nosso trabalho! ������

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Gracinda! Assim você nos incentiva a continuar. 🌹🌷🌺

    ResponderExcluir
  4. Amamos vcs! Vida Feliz! Guaratiba! Bom Dia Poesia! Nossa Biblioteca! Guarazão! Estaremos Todos juntos, em breve outra vez!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns para toda a equipe, amigos e parceiros que fazem este jornal que já é parte da história da região do Guaratiba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Vindo da Redação Gazeta do Brasil é um senhor elogio!

      Excluir
  6. Trabalho maravilhoso de vcs. Vida Feliz tuuuuuudo de Bom.

    ResponderExcluir
  7. Escrolhinha do Flamengo muito qualificada promocionais muito qualificado matricule seus filhos vcs vão gostar e eles mais ainda

    ResponderExcluir
  8. É um prazer e alegria lê mais uma Edição do Jornal Guarazão.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Sou a Cris Morais. Só tenho elogios a esse trabalho. Desejo saude e paz a todos!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Sou a Cris Morais. Só tenho elogios a esse trabalho. Desejo saude e paz a todos!

    ResponderExcluir
  11. Olá, Sou a Cris Morais. Só tenho elogios a esse trabalho. Desejo saude e paz a todos!

    ResponderExcluir
  12. Oi boa noite gostaria que fosse divulgado que a dois anos fiz um abaixo assinado e entreguei na sede da CEDAE na cidade Nova para colocação de água pluvial tratada na estrada do cabungui ..até hoje não fomos atendidos..boa noite ..aí a prefeitura não pode asfaltar e o que ela fala...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua mensagem veio cortada. Sugiro que envie um email para vidafelizrj@gmail.com Obrigada.

      Excluir
  13. Parabéns por este trabalho admirável é principalmente pelo incentivo a leitura. A oportunidade e preocupação em emprestar livros durante a pandemia, não tem como ficar sem sem admiração e gratidão.🌻✨💛💚

    ResponderExcluir
  14. bacana, um abração pra a equipe de produção estão de parabéns

    ResponderExcluir
  15. Parabéns! Ótimas matérias com visão crítica da realidade, nos levando a refletir e tomarmos decisões acertadas no futuro, em relação à nós mesmos e à comunidade em que estamos inseridos. É esse o papel da boa mídia, apresentar fatos e comentar eticamente. Adorei as matérias culturais e artísticas. Esse é o caminho para aliviar nossos corações neste momento sensível que estamos vivendo! Obrigada! Repassando com orgulho!

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Ieda e Cid ! Parabéns pela edição! Gostei da variedade de notícias. Muito bom também a página da poesia. Obrigada

    ResponderExcluir
  17. PARABÉNS a vocês que nos presenteiam com páginas produtivas de assuntos diversos e muito interessantes.Producão de valor para as regiões!!!!

    ResponderExcluir
  18. Encantado com o jornal, sobretudo com a matéria sobre Biofilia, que é a nossa interação com a natureza. Muito importante; Agradeço também sobre a matéria sobre a nossa exposição permanente. Quem tiver interessado em ter uma placa literária dessa em seu espaço , é só entrar em contato comigo.

    ResponderExcluir
  19. Parabéns! mais uma bela edição e com muitos assuntos pertinentes.
    Gostei muito da Coluna da Julia Franco sobre a Biofilia. Eu tenho um jardim na minha casa e meu corredor do quintal é cheio de flores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amigo! A sua participação é muito importante! Encaminhei pra colunista Julia o seu elogio.

      Excluir
  20. Olá! Prezados boa noite,
    Recebi hoje de um amigo Aldair Sales, este exemplar 163 ano XXV, muito interessante, muito obrigado.
    Aproveitando a oportunidade estou em uma comissão de fiscalização dos contratos referente a saúde de nossa região AP-5.2 precisamos nos aproximarmos para fazer uma reunião que será de uma grande valia para a sociedade civil da região possa ficar informado com precisão, meu nome e Sérgio Castro, faço parte desta comissão, agradeço a oportunidade e me coloco a disposição para melhores esclarecimentos adicionais, um grande abraço.
    Sérgio Castro.
    22-991015395.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo conselheiro Sergio Castro, é um prazer tê-lo conosco! Vida Feliz agradece o seu apoio.

      Excluir
  21. Eu não conhecia. Achei uma ótima iniciativa, principalmente nesses tempos em que estamos vivendo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  22. Parabéns por mais uma edição do Jornal Guarazão.
    Achei muito legal as ideias contidas no editorial. Em tempos de pandemia, é muito importante incentivarmos jovens e idosos a fazerem atividades em casa. Realmente ficar só assistindo TV e comendo não faz bem pra ninguém.

    ResponderExcluir
  23. O Jornal GUARAZÃO, é um brilhante informativo que nos traz diversidades de Notícias, Eventos, Dicas de Saúde, Cultura, poesias Jardinagem, ... MaravilhosoEMaravilhoso tambemntambém saber como a "Vida Feliz" abraça carinhosamente o Grupo da Terceira Terceira Idade. Meus Parabéns aos Organizadores, Patrocinadores e Apoiadores do Jornal! Também gosto muito de contribuir participando e lendo mensalmente. Paz e bem a todos!

    ResponderExcluir
  24. Mais uma ótima edição do Jornal Guarazão.

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito do Jornal GUARAZÃO de novembro de 2020. Vale muito lê todo o jornal pela sua diversidade de notícias, dicas maravilhosa, eventos, saúde, Cultura, ... Enfim, o GUARAZÃO é 💯 % ótimo! Parabéns mais uma vez aos organizadores por cada edição. 👍👏👏👏

    ResponderExcluir
  26. Sempre muita emoção,esperança e motivação navegar nestas leituras. De gente bela, parceira e acolhedora. Gratidão pelas oportunidades de poder integrar a família VIDA FELIZ, BOM DIA POESIA E O GUARAZÃO!

    ResponderExcluir
  27. Jornal Guarazao é um excelente jornal do bairro de Guaratiba. Com poesias, anúncios diversos e muita coisa boa. Parabéns Ieda Thomé e equipe.

    ResponderExcluir
  28. Parabéns por este trabalho lindo e d grande importância para toda Guaratiba.

    ResponderExcluir
  29. Que maravilla de projeto que nos conforta, nos informa e traz recordações de momentos memoráveis. Vida longa com muitos sucessos. Parabéns 🎈🎉🍾 trabalho excelente

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde Vida Feliz e o querido grupo da Terceira Idade?
    Gratidão por participar por um tempo desta instituição!
    Jornal Guarazao com matérias de excelência!
    Parabéns a todos os participantes!
    Um abraço forte,

    ResponderExcluir
  31. Sou Noemia Santos e parabenizo a toda a equipe pelo maravilhoso trabalho. E sinto-me honrada em participar do cantinho da poesia.

    ResponderExcluir
  32. P mim não é só um grupo e sim uma família

    ResponderExcluir
  33. A leitura é necessária e o Jornal Vida Feliz está com vários artigos para degustar com sabor de quero mais.
    Parabéns aos dirigentes da Vida Feliz cada exemplar/edição um artigo interessante.

    ResponderExcluir
  34. Jornal Vida Feliz é saúde! É leitura imprescindível! Parabéns aos organizadores e participantes!

    ResponderExcluir
  35. Ficou ótimo as matérias' muito interessante!!!

    ResponderExcluir
  36. Viver bem é estar com boa saúde para ler, escrever com prazer. Salve, salve Vida Feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gracinda! Vida Feliz se sente feliz com a sua publicação.

      Excluir