Seguidores

Biblioteca Comunitária José Vieira Filho

 Biblioteca Comunitária José Vieira Filho (Vida Feliz) disponibiliza conteúdo digital a seus associados


Leitores terão acesso a livros em formato digital por meio de iniciativa inédita e gratuita entre Tocalivros e Recode

 

Há um pouco mais de um ano as pessoas folheavam livros e percorriam os corredores cheios de histórias nas bibliotecas de todo o Brasil. Com o distanciamento social causado pela pandemia da COVID-19, os frequentadores desses espaços, que já eram poucos, agora se resumem a nenhum. A crise sanitária sem previsão de encerramento acelerou algo que já era inevitável: a digitalização dos acervos. Quem está ao lado de gestores de todo o país para tornar o catálogo digital mais acessível é a biblioteca Comunitária José Vieira Filho, da Vida Feliz, junto com a Tocalivros e a Recode, com o projeto Biblioteca Digital Tocalivros.


A Biblioteca Comunitária José Vieira Filho, da Vida Feliz, é uma das 149 instituições parceiras do projeto nesta primeira fase. A plataforma que levou 18 meses para sair do papel vai possibilitar, com uma ferramenta personalizada, que essas instituições disponibilizem um acervo gratuito. O objetivo é proporcionar uma maior interação com os leitores e fornecer conteúdo e entretenimento com mais de 2 mil audiolivros e 5 mil eBooks e que permite acesso tanto no site quanto pelo aplicativo disponível em iOS e Android. Totalmente acessível, a ferramenta permite ouvir e ler off-line e sem limites quanto a acessos ou associados, inteiramente grátis.

 

Segundo Ricardo Camps, sócio-diretor da Tocalivros, os benefícios de um espaço digital vão além de dispensar o físico. “O digital chega onde o espaço físico não consegue. Está no celular, no computador, dentro de casa, onde você quiser. Não tem o peso de carregar um livro porque está dentro do aparelho em todos os lugares”, contextualiza. Trata-se de um marco na história do setor do livro e da leitura no Brasil com um trabalho de empoderamento digital e na formação de novos leitores. Isso porque, de acordo com a bibliotecária e Analista de Projetos na ONG Recode, Hanna Gledyz, grande parte das bibliotecas realizam “um trabalho de resistência frente a tantas dificuldades de acesso, modernização e garantia de seus serviços, principalmente neste período da pandemia”.

 

Esta é uma oportunidade de digitalização para escolas, bibliotecas em geral e empresas que desejam liberar conteúdo aos seus colaboradores. Caso tenham interesse em conhecer melhor a ferramenta entre em contato no e-mail bibliotecas@tocalivros.com. Sobre o acesso ao conteúdo digital da biblioteca Comunitária José Vieira Filho, acesse o link https://biblioteca-comunitaria-jose-vieira-filho.tocalivros.com/  e faça o cadastro. Assim que for finalizada a análise, o acesso será liberado. Para mais informações entre em contato  vidafelizrj@gmail.com .

 

Sobre a Biblioteca Comunitária José Vieira Filho (Vida Feliz)

A Biblioteca Comunitária José Vieira Filho foi fundada em 20 de novembro de 2002, com um acervo de 200 livros e, com o apoio da comunidade tem hoje um acervo de 6 mil títulos catalogados. É uma atividade permanente da Vida Feliz, funcionando diariamente das 9 às 17 horas.

A Biblioteca Comunitária José Vieira Filho, de Guaratiba, RJ, gerida pela Vida Feliz, visa incentivar e promover a leitura, que se dá tanto pelo livro em papel, como pelo digital (áudio livro). O fascínio de adultos, jovens e crianças pelo mundo digital é uma das possibilidades de aproximação com a leitura. Por isso, contar com áudio livros é uma ótima oportunidade de inclusão cultural, social e entretenimento. Você pode contar com áudio livros, livros com letras grandes, livros em braile, além dos tradicionais livros em papel. São 6 mil títulos à sua disposição através do link http://biblioteca.link/Biblivre5/bcjvfb/ Visite também:   https://vidafelizrj.blogspot.com/2021/02/biblioteca-comunitaria-jose-vieira-filho.html e https://www.vidafelizrj.com/ Em qualquer um desses links você terá acesso ao catálogo de livros disponíveis para empréstimo. Depois é só agendar horário para retirada, se for físico.

 

Sobre a Recode
Fundada há 25 anos, a Recode está presente em 9 países com 1.152 centros de empoderamento digital e já atingiu mais de 1,752 milhão de pessoas. Atuam em parceria com centros comunitários, escolas públicas e bibliotecas que oferecem metodologia para desenvolver nos jovens habilidades digitais e competências socioemocionais, estimulando o protagonismo e o potencial da nova geração como agentes de transformação social.

Sobre a Tocalivros:
Há seis anos no mercado de audiolivros, a Tocalivros possui em seu acervo mais de 2 mil audiolivros e 5 mil eBooks para levar aonde quiser. E a facilidade ocorre também nos planos e assinaturas: individual ou ilimitada. Atualmente, na assinatura, o usuário tem acesso a todos os audiolivros por apenas R$ 14,90 ao mês e os primeiros 15 dias são por conta da Tocalivros. O aplicativo está disponível em iOS e Android. Mais informações no site www.tocalivros.com.

 

 


Biblioteca Comunitária Jose Vieira Filho

A Biblioteca Comunitária José Vieira Filho foi fundada em 20 de novembro de 2002, com um acervo de 200 livros e, com o apoio da comunidade tem hoje um acervo de 4 mil títulos catalogados e aproximadamente 2 mil por catalogar. É uma atividade permanente da Vida Feliz, funcionando diariamente das 7 às 17 horas.

Contato: (21) 99623-9871

Funcionamento: diariamente das 7 às 17 horas, com intervalo para almoço das 12 às 14 horas.


Consulta ao catálogo

Neste catálogo você poderá encontrar o livro pelo nome do autor ou pelo título.
Localizando o livro que deseja pegar emprestado, basta entrar em contato informando o livro que deseja e marcando o dia e a hora de retirada.

Depois que voce escolher o livro que voce deseja pegar emprestado, faça a reserva do mesmo e agende a data da retirada preenchendo o formulário abaixo:

FICHA DE INSCRIÇÃO DA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DA VIDA FELIZ


Faça uma visita virtual! Clique no quadro abaixo.















Placa de inauguração da Biblioteca Comunitária José Vieira Filho na sede da Vida Feliz

Alunas da Escola Municipal Leoncio Corrêa em visita a Biblioteca Comunitária







Entrada da Biblioteca





A Biblioteca Comunitária José Vieira Filho, de Guaratiba, RJ, gerida pela Vida Feliz, visa incentivar e promover a leitura, que se dá tanto pelo livro em papel, como pelo digital (áudio livro). O fascínio de adultos, jovens e crianças pelo mundo digital é uma das possibilidades de aproximação com a leitura. Por isso, contar com áudio livros é uma ótima oportunidade de inclusão cultural, social e entretenimento. Você pode contar com áudio livros, livros com letras grandes, e livros em braile, além dos tradicionais livros em papel. São 6 mil títulos à sua disposição através do link http://biblioteca.link/Biblivre5/bcjvfb/ Visite também: https://vidafelizrj.blogspot.com/2021/02/biblioteca-comunitaria-jose-vieira-filho.html e https://www.vidafelizrj.com/ Em qualquer um desses links você terá acesso ao catálogo de livros disponíveis para empréstimo. Depois é só agendar horário para retirada.



TOCA LIVROS E RECODE



É com grande alegria que comunicamos que a Tocalivros em parceria com o Programa Recode de Bibliotecas, acaba de selecionar a Vida Feliz (Biblioteca Comunitária José Vieira Filho) para receber uma plataforma completa com e-books e audiolivros.
Agora, você, associado, tem a oportunidade de utilizar uma biblioteca digital inteirinha para pegar emprestado, nesta pandemia, um livro, sem sair de casa!
Entre em contato conosco para fazermos o seu cadastro e liberar o link e o acesso. Só podemos disponibilizar o empréstimo de 50 e-books ou audiolivros por mês. Seja rápido!
Contato: (21) 99623-9871

Um comentário:

  1. Muito bom poder contar com a biblioteca próximo de casa. Quando era adolescente tinha que ir até o centro da cidade para usar uma biblioteca. Parabéns Ieda e comunidade por ter nosso cantinho do saber ❤️

    ResponderExcluir